SEJA BEM VINDO!

sábado, 31 de julho de 2010

Lição 06: Cuidando do tempo


Texto Bíblico: Eclesiastes 3: 1-8

Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião.

Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar;

tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir.

Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar;

tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar.

Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar;

tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar.

Há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz. Eclesiastes 3:8 (NTLH)

Versículo visualizado:
Palavra do dia:
Quando executamos uma tarefa dentro de um tempo determinado, estamos sendo pontuais. Porém, nem todas as pessoas são assim.Você já ouviu a frase "antes tarde do nunca"?. Sempre ouvimos essa justificativa contra a pontualidade. Todavia não podemos agir assim. Todas as nossas atividades, físicas sociais ou espirituais, merecem o devido respeito. O tempo é precioso, por isso por isso devemos aproveitá-lo bem.A pontualidade faz parte da cortesia cristã. A falta de pontualidade é um defeito, às vezes, de caráter. Significa que a mesma não faz diferença no uso do tempo. Ela deve ser cultivada nos relacionamentos com as outras pessoas, com a Casa do Senhor e outros locais onde assumimos compromissos. Professor, o versículo "Não sejais vagarosos no cuidado" (Rm 12:11) aconselha-nos bem a respeito de quanto tempo devemos usara para as nossas atividades. O grego okneros significa "moroso, vagaroso". A idéia que o apóstolo Paulo quer destacar é quanto ao que trabalha sem prazer, sem gana, sem vontade, ou que deixa para amanhã o que deveria ser feito hoje. O diligente é aquele que faz o que tem de fazer com ardor, como o próprio texto sugere: "fervente ( ou fervoroso) no espírito". As pessoas que cultiva a pontualidade são responsáveis; tem um grande desejo para fazer o que tem para ser feito, muito mais na obra de Deus. Vocês são pontuais?
Professor, devemos remir o tempo, o que não significa diminuí-lo, nem aumentá-lo, e sim ganhá-lo corretamente. O apóstolo Paulo diz: "Remindo o tempo; porquanto os dias são maus" e "Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo" (Ef 5: 16; Cl 4:5). Em outras palavras, o apóstolo Paulo adverte ara o fato de que não devemos perder tempo com as coisas de fora, isto é , que não deixemos envolver no tempo com o mundo, quando devemos aproveitá-lo utilmente. (revista do mestre p.45)

Lembrancinhas:
Dinâmica:
Leve para a sala dois potes pequenos de vidro. Um cheio de arroz, outro vazio e algumas balas.
O pote vazio representa o tempo diário; o pote com arroz, as nossas atividades cotidianas (trabalho, família, lazer, escola, etc.); e as balas as coisas espirituais (oração, leitura da bíblia, evangelismo, etc.).
Pegue o pote vazio e derrame o arroz aos poucos até enchê-lo. Cada punhado de arroz derramado representa o tempo gasto na atividade cotidiana sugerida. em seguida, tente colocar todas as balas no pote cheio de arroz. Você não conseguirá. Inverta o processo colocando primeiramente as balas e, em seguida, o arroz. Você poderá constatar que o arroz caberá completamente no pote. utilize esta experiência para avaliar a prioridade do cristão na administração do seu tempo.

Boa aula!

1 comentários:

Unknown on 29 de novembro de 2018 às 13:55 disse...

bla bla

Postar um comentário

 

Postagens populares

Arquivos do blog

Total de visualizações de página

Recursos Visuais em EVA

Recursos Visuais em EVA
Clique na imagem acima e escolha o material qure vc deseja
Related Posts with Thumbnails

Pequeninos de Jesus Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Blogger Template Gallery Flower Image by Dapino