SEJA BEM VINDO!

sexta-feira, 20 de março de 2009

Preparando lições Bíblicas para crianças




“E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os pequeninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele. E, tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou”. (Marcos 10:13-16)

Qual o nosso verdadeiro papel?

  • Não somos apenas professoras, somos Pastoras de ovelhinhas preciosas para Cristo.
    As crianças devem ser o centro de nossos interesses.
  • O desejo de Jesus era o ensino das crianças e que elas estivessem perto dele, portanto é nosso dever ensinar as crianças sobre Cristo.
  • Devemos conhecê-las para traçarmos objetivos possíveis.
    As criança são:
  • Brincalhonas.
  • Gostam de fazer de conta.
  • São curiosas.
  • Amorosas.
  • Dinâmicas.
  • Aprendem pelos órgãos dos sentidos.
  • Recebem as verdades bíblicas com pureza de fé.
    O que ensinar?
  • O ensino cristão é cooperar com Deus na modelagem do caráter cristão.
  • Os Ensinamentos: Serviço, adoração, temor, leitura bíblica, pregação, oferta.
    Tipos de ensino:
  • Para crianças Salvas: Objetiva crescimento espiritual.
  • Para crianças não Salvas: Objetiva salvação.
    Pontos indispensáveis para lição evangelística
  • Deus ama você(Jo 3.16);
  • Você é pecador (Rm 3:23 e 6;23)
  • Você pode fazer parte da família de Deus (1Co 15:3 e 1Jo 1:7b)
  • Você terá a vida eterna (Jo 3.36 e Jo 5:2)
    Passos para preparar a lição:
  • Observar as necessidades das crianças.
  • Traçar objetivos.
  • Prepare o seu coração e ore para que Deus prepare o coração das crianças.
  • Dependa do Espírito Santo (flexibilidade de planejamento).
  • Leia a passagem bíblica, diretamente da Bíblia.
  • Medite no que a história fala em seu coração e onde você pode encaixar os dois tipos de ensinamentos para as crianças.
  • Consulte comentários bíblicos e outras fontes de pesquisa.

    Partes da História
    Introdução:uma pergunta refernete a uma parte importante da história, porém que não revele o defeicho da mesma; uma ilustração referente ao assunto, por exemplo fotos de tipos de uniformes(bombeiros, astronauta, soldados) para contar a história da armadura de Deus; um evento interessante da história, Uma história do dia a dia que se assemelhe com a bíblica.
    Andamento: liste os eventos da história em ordem. Escreva as referências dos versículos e o ensinamento para cada momento quando apropriado.
    Clímax: ponto alto da história onde o conflito é resolvido.
    Conclusão: finalização da história, deve ser curto e claro.
    Desafio: desafio prático para um período de uma semana, lembrar de perguntar na semana seguinte se as crianças conseguiram realizar o desafio.

Referências:Bíblia de Recursos para o ministério com crianças[tradução da Bíblia]Jõao Ferreira de Almeida; notas e material adicional Neyd Siqueira.2 ed. rev. e atual.-São Paulo:Hagnos,2003.

Apostila do curso básico para professore de crianças-DEPIN/RN

32 comentários:

Unknown on 18 de agosto de 2009 às 14:08 disse...

Bom eu me chamo Carla estou começando a dar aulas para as crianças da igreja em que congrego e ainda não tenho mta esperiencia sera que vc poderia me dar uma ajuda? me indicar um jeito facil e legal? fico com o maternal e os juniores..
Abraços.

jhonis on 15 de novembro de 2010 às 15:03 disse...

Oi sou jhonis e tambem estou dando aulas para os juniores da minha igreja e estou tendo dificuldade de fazer ministraçãens para eles ,vc tanbem pode me ajudar é so mandar aiguns estudos para q eu possa estudar ,valeu

Unknown on 25 de abril de 2011 às 10:25 disse...

ola sou kaique comecei cedo a dar aulas pra crianças na igrja assenbleia de Deus em rodonia e gostaria que vcs me ajudassem a preparar uma aula divertida e inovada as minhas crianças

Unknown on 25 de abril de 2011 às 10:26 disse...

vcs podem me ajudar a dar uma aula divertida e inovada as crianças

tia lela on 11 de maio de 2011 às 14:35 disse...

OI A PAZ do senhor sou edileuza moro em muriu sou ate o momento coordenadora do depin da minha localidade são cerca de 80 crianças ao todo sinto muita dificuldade de preparar minhas ajudantes tenho ate tentado trasmitir algumas informaçoes que pego do blogger que tem me ajudado muuuuito mas quando vou repassar não consigo me ajude

ANA MICHELLE on 11 de maio de 2011 às 20:25 disse...

A paz do Senhor tia Lela,
Caso vc queira podemos marcar um dia para ministrar um curso aí na sua igreja, entre em contato conos por e-mail.
bjs Ana Michelle

Evandro Wirlynthon on 12 de junho de 2011 às 23:32 disse...

no sabado dia 25 de junho vocês podem vim a tarde Fazer um Curso Basico para os professores da EBF ? Espero Resposta Contato : 91866114 ou 99929923 ou Email : lela_guedes3@hotmail.com

darlan on 12 de agosto de 2011 às 15:38 disse...

oie me chamo Darlan tenho um pequeno grupo de crianças onde congrego
na igreja do Evangelho Quadrangular
e quero saber qual é o melhor modo em que posso usar para saber que meus alunos estão sim tento algum desenvolvimento em sala de aula
que passagens bíblicas são adequadas a eles etc...
Sou novo nisso e tenho apenas 15 anos amas gosto muito de passar algo a eles ver que ali eu estou ensino o evangelho de Jesus é muito gratificante por isso peço ajuda
eu vou deixar meu e-mail pra contato tah !eu quero saber das novidades pra fazer o melhor em sala de aula e para meu ministério..
dadinho_livejesus@hotmail.com
Obrigado!

Edilene on 19 de agosto de 2011 às 15:36 disse...

Que Deus abençoe vocês pelo blog, está nos ajudando muito com as nossas crianças.

Anônimo disse...

A Paz do senhor para os amodos irmão em Cristo Jesus.Meu nome e Rosane estou começando agora a dar aulas EBD para o Maternal e Juniores, estou com certa dificuldades pois fique no lugar de uma outra irmã que as crianças gostam muito,e sendo assim elas não me obedecem e o pior falam mentiras para os pais.Estoui me uma situação muito constragedora e não sei como agir poivoltei a ter a comunhão com o senhor Jesus a 9meses e graças a deus estou firme, só não estou conseguindo lidar com essa situação,pois as crianças que não obedecem e não respeitão são o filho do meu Pastor e as filhas do vice da igreja.Amada irmã se vocês puderem me oriendar e orar por mim.Agradeço em nome do senhor Jesus.meu e-mail sanemarins@yahoo.com.br.

ANA MICHELLE on 28 de agosto de 2011 às 08:44 disse...

A paz do Senhor,

Minha amada, já aconteceu isso comigo, fui dirigir o círculo de oração onde estou até hoje, e quando cheguei havia crianças que diziam que não iam mais participar do trabalho porque gostavam mais da outra irmã do que de mim. Hoje sou amada por todas e o trabalho é uma benção.
O importante é ter paciência e orar, tire um período do deu dia para orar por essas crianças, apresente-as a Deus. Ore para que Deus coloque amor por vc no coração delas. Peça a Deus sabedoria para trabalhar com elas. Procure realizar aulas criativas e envolventes de maneira que as crianças prestem mais atenção no ensino do que em tirar a sua paciência. E tenha certeza que com o tempo tudo vai ficar bem.
Lembre-se apresente sempre a Deus todas as suas necessidades, em oração, pois ele tem cuidado de vc e te ama muito.

" Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor. Salmo 40.1"

Atenciosamente,
Ana Michelle.

vielma on 12 de setembro de 2011 às 21:20 disse...

VIELMA_sou professoura de escola dominical da igreja do nazareno em limoeiro PE estou iniciando mais quero dar o melhor de mim desejo ter alguns estudos com voçe obrigado Deus te abençoe

Bruna Mendes on 19 de março de 2012 às 14:49 disse...

olá me chamo bruna , comecei a dar aulas paras criancinhas menores de 4 e 5 anos , elas são bem levadas , quero ensina-las historias biblicas , mas ler as historias fica meio dificil , pq elas não prestam atenção , preciso de dicas para que saiam da aula felizes e sabem=ndo dos ensinamentos , por favor me ajude .

"Ika Moreira" on 14 de abril de 2012 às 22:57 disse...

PAZ E GRAÇA! IRMÃOS: CREIO QUE O SEGREDO PARA DAR UMA BOA AULA SERIA A PACIÊNCIA EM PRIMEIRO LUGAR, PARA PREPARAR UMA BOA AULA É PRECISO LER A PALAVRA ENTENDER E EM SEGUIDA PASSAR O QUE TEM ABSORVIDO. CADA UM DE NÓS TEMOS UMA MANEIRA DE ENSINAR DIFERENTE, DE INICIO TEM QUE GOSTAR DO QUE ESTAR FAZENDO; EM SEGUIDA TEM QUE TER AMOR PELO QUE ESTAR FAZENDO. O SEGREDO MAIOR É O AMOR. AS CRIANÇAS GOSTAM DE CARINHO E ATENÇÃO ATÉ PORQUE, MUITOS VEM DE LARES DESTRUÍDOS ONDE VER OS PAES DISCUTINDO VER AS DROGAS E A VIOLÊNCIA NA FAMÍLIA ENTÃO SÃO CRIANÇAS CARENTES QUE PRECISA DE AMOR, ENTÃO TEM QUE TER UM CUIDADO MAIOR COM ESSAS CRIANÇAS PÓS ELAS SERÃO O FUTURO DA NOSSA IGREJA. NA ESCOLA BÍBLICA ONDE ENSINO, TEMOS UMA PROGRAMAÇÃO, PRIMEIRO ORAMOS, SEM SEGUIDA CANTAMOS DOIS HINOS DA HARPA E DOIS SECULAR DEPOIS ENTRAMOS NO ESTUDO DA PALAVRA E DEPOIS É SÓ DEIXAR DEUS TE USAR.JÁ NO FINAL FAZEMOS SEMPRE UMA DINÂMICA DENTRO DA PALAVRA QUE FOI ENSINADA E FINALIZAMOS COM A ORAÇÃO FINAL.Bom espero que eu tenha lhes ajudado, que o senhor abençoe e der sabedoria a todos vocês. Meu e-mail é ikamoreira@yahoo.com.br.
UM GRANDE ARAÇO! PAZ PARA TODOS. IKA MOREIRA FORTALEZA -CE.

"Ika Moreira" on 14 de abril de 2012 às 23:00 disse...

PAZ E GRAÇA! IRMÃOS: CREIO QUE O SEGREDO PARA DAR UMA BOA AULA SERIA A PACIÊNCIA EM PRIMEIRO LUGAR, PARA PREPARAR UMA BOA AULA É PRECISO LER A PALAVRA ENTENDER E EM SEGUIDA PASSAR O QUE TEM ABSORVIDO. CADA UM DE NÓS TEMOS UMA MANEIRA DE ENSINAR DIFERENTE, DE INICIO TEM QUE GOSTAR DO QUE ESTAR FAZENDO; EM SEGUIDA TEM QUE TER AMOR PELO QUE ESTAR FAZENDO. O SEGREDO MAIOR É O AMOR. AS CRIANÇAS GOSTAM DE CARINHO E ATENÇÃO ATÉ PORQUE, MUITOS VEM DE LARES DESTRUÍDOS ONDE VER OS PAES DISCUTINDO VER AS DROGAS E A VIOLÊNCIA NA FAMÍLIA ENTÃO SÃO CRIANÇAS CARENTES QUE PRECISA DE AMOR, ENTÃO TEM QUE TER UM CUIDADO MAIOR COM ESSAS CRIANÇAS PÓS ELAS SERÃO O FUTURO DA NOSSA IGREJA. NA ESCOLA BÍBLICA ONDE ENSINO, TEMOS UMA PROGRAMAÇÃO, PRIMEIRO ORAMOS, SEM SEGUIDA CANTAMOS DOIS HINOS DA HARPA E DOIS SECULAR DEPOIS ENTRAMOS NO ESTUDO DA PALAVRA E DEPOIS É SÓ DEIXAR DEUS TE USAR.JÁ NO FINAL FAZEMOS SEMPRE UMA DINÂMICA DENTRO DA PALAVRA QUE FOI ENSINADA E FINALIZAMOS COM A ORAÇÃO FINAL.Bom espero que eu tenha lhes ajudado, que o senhor abençoe e der sabedoria a todos vocês. Meu e-mail é ikamoreira@yahoo.com.br.
UM GRANDE ARAÇO! PAZ PARA TODOS. IKA MOREIRA FORTALEZA -CE.

simone de frança on 30 de abril de 2012 às 18:53 disse...

Paz do Senhor Jesus,sou estou pela misericordia de Deus, ajudando na obra do Senhor, mas não tenho esperiência nenhuma, gostaria muito de sua ajuda,amo cuidar das crianças nos damos muito bem,que Deus os abençoe.

Maria Helena on 28 de junho de 2012 às 02:02 disse...

amei o blog parabéns !!

Unknown on 28 de julho de 2012 às 17:44 disse...

amei jesus ama vc que ver e ler beijos

nao sei on 23 de setembro de 2012 às 16:10 disse...

sou lider do departamento infantil da igreja quadrangular e estou gostando muito das lições contidas nesse site..
QUE DEUS TE ABENÇOE TIA ANA MICHELE..
BJS;
THIAGO SANTOS.

Unknown on 21 de abril de 2013 às 11:26 disse...

oi estou começando agora e esta meio dificil pra mim pois na minha turma nao ha divisao entao tem do bebe ate um de 13 anos entao fica dificil passar uma atividade gostaria de saber se vc pode me ajudar ta muito dificil pois nao tenho nenhuma experiencia e as criancas nao estao muito entusiasmada me manda algumas atividades!

@ray-magalli on 8 de junho de 2013 às 23:38 disse...

me chamo raiza e nunca ensinei antes mas agora DEUS me deu esse privilegio e gostaria de saber mas e qual a melhor forma de ensino para as crianças aprenderem realmente... fiquem na paz e aqui estar meu email.. raiza-magali@hotmail.com

@ray-magalli on 8 de junho de 2013 às 23:43 disse...

eu estou começando agora a dar aulas nao tenho esperiencia nenhuma e a turma e de crianças de varias faixa etaria 3 a 13 anos gostaria de ajuda pois quero que elas aprendam e gostem também e queiram mais e mais aprender sobre a biblia me ajudem..
meu email: raiza-magali@hotmail.com
desde ja agradeço...

Unknown on 19 de junho de 2014 às 02:49 disse...

A paz eu me chamo Kelly Brum estou começando a dar aulas para as crianças da igreja em que congrego e ainda não tenho muita experiencia sera que vc poderia me dar uma ajuda? me indicar um jeito fácil e legal? fico com o maternal e os juniores..
Esse é o meu mail
kellybrum30@hotmail.com
Abraços.

Unknown on 19 de junho de 2014 às 02:54 disse...

A paz,eu me chamo Kelly Brum estou começando a dar aulas para as crianças da igreja em que congrego e ainda não tenho muita experiencia sera que vc poderia me dar uma ajuda? me indicar um jeito fácil e legal? fico com o maternal e os juniores..
se der me mande por mail
kellybrum30@hotmail.com
Obrigada abrços.

Unknown on 20 de fevereiro de 2015 às 11:04 disse...

oi so mateus so a igreja ebenezer de são bernardo do campo sp to começando a dar aula crianças da igreja to começando agora eu queria saber como dar aula um jeito legal e muito bom que todos gostem eu vo dar aula pra meninos (A) de 8 á 10
meu mail:
dovale.mateus@gmail.com
fica na paiz do senhor jesus

Unknown on 13 de julho de 2015 às 13:57 disse...

Boa tarde!Meu nome é Dayane,estou começando agora no ministério com crianças,a minha turma é de 6 a 8 anos e gostaria de saber ou alguma ajuda para ter ideias para ministrar a palavra com entusiasmo,as minhas ministrações são rápidas aí fica com o tempo muito vago,quando vejo a crianças ficam em tédio, agitadas.O que devo fazer.E outra a minhas aulas são uma vez por mês.Obrigada meu e-mail:dayaneprinc@hotmail.com.

@marlon_carvalho015 on 15 de fevereiro de 2016 às 10:08 disse...

ola irmao estou tendo dificuldade nos trabalhinhos para minha crianças da minha Igreja da 14° IEQ ( igreja do evangelgo quadrandular ) Santo Ângelo Rio grande do sul, nao estou tendo trabalho para els queria que vc me motivasse mais pois amo estas crianças
atenciosamente obrigada !!
DE: Marlon adriano machado carvalho
Email; Marlonadriano01@gmail.com

Claudiane on 10 de julho de 2017 às 19:16 disse...

Olá boa noite a paz do senhor ! me chamo claudiane Faz pouco tempo que comecei a dar aula para as crianças da igreja onde eu congrego, minha turma é de 3 a 9 anos Ñ tenho muita experiencia quería Que você me ajudasse . As minhas ministracoes sao muito rápidas e fico o bom tempo vago e as crianças ficam agitadas e pulam.. Bem oque devo fazer?

Claudiane on 10 de julho de 2017 às 19:16 disse...

Olá boa noite a paz do senhor ! me chamo claudiane Faz pouco tempo que comecei a dar aula para as crianças da igreja onde eu congrego, minha turma é de 3 a 9 anos Ñ tenho muita experiencia quería Que você me ajudasse . As minhas ministracoes sao muito rápidas e fico o bom tempo vago e as crianças ficam agitadas e pulam.. Bem oque devo fazer?

Unknown on 20 de abril de 2018 às 18:56 disse...

A paz do senhor Jesus!meu nome é Rose. Achei muito interessante os seus métodos e dicas para uma boa aula.pois ensinar sobre a palavra de Deus não é fácil, exige muita responsabilidade; eu também estou começando a dá aula para crianças na minha igreja e estou tendo um pouco de dificuldade para preparar a aula para crianças de 07 a 11 anos

Tia Mone on 3 de setembro de 2018 às 09:45 disse...

A paz queridos. Deus abençoe a vida de todos. É muito bom aprender mais de Deus.
Ministrando para as crianças aprendo muito o amor de Deus. E a cada dia e cada culto ministrado para as crianças meu coração fica cheio de vontade de voltar e preparar mais um culto para eles.
Que Deus esteja presente na vida de todos.
Bjsss

Tia Mone on 3 de setembro de 2018 às 09:46 disse...

A paz queridos. Deus abençoe a vida de todos. É muito bom aprender mais de Deus.
Ministrando para as crianças aprendo muito o amor de Deus. E a cada dia e cada culto ministrado para as crianças meu coração fica cheio de vontade de voltar e preparar mais um culto para eles.
Que Deus esteja presente na vida de todos.
Bjsss

Postar um comentário

 

Postagens populares

Arquivos do blog

Total de visualizações de página

Recursos Visuais em EVA

Recursos Visuais em EVA
Clique na imagem acima e escolha o material qure vc deseja
Related Posts with Thumbnails

Pequeninos de Jesus Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Blogger Template Gallery Flower Image by Dapino