SEJA BEM VINDO!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Enoque


SERIE: Heróis da fé
LIÇÃO 3: HERÓIS DA FÉ: ENOQUE
 Principio da lição: Eu posso ser amigo de Deus como Enoque foi.
Base bíblica: Hebreus 11:5 – Gn 5:21 ao 24 – 2 Timóteo 2:4
 Texto chave: ” Andou Enoque com Deus, e já não era, porque Deus para si o tomou ” Hebreus 11:5
 Objetivos educativos: Ao final da lição as crianças poderão:
o    Experimentar hoje o desejo de andar com Deus, como Enoque andou.
o     Fazer a escolha de viver fielmente no mundo, mas sem ser do mundo.
 Quebra-gelo: Divida a célula em dois grupos e coloque-os frente fente.  Entregue uma pequena bola para um dois grupos e diga: Eu direi pra vocês uma letra do alfabeto e vocês deverão dizer como deve ser um amigo em uma palavra que comece com a letra indicada. Por exemplo: letra A: alegre, amoroso, amigo, atencioso, etc. Depois deverão passar a bola para o grupo da frente. Perderá o grupo que não conseguir dizer uma palavra de qualidade sobre a amizade. Pode brincar a quantidade de vezes quiser.
 Hora da Palavra
Na lista dos heróis da fé encontramos um homem que não foi muito famoso e que tem uma biografia muito pequena na Bíblia, mas é um verdadeiro herói da fé. Seu nome é Enoque.
Em Genesis 5:21 ao 24 disse : “Viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou Matusalém. Andou Enoque com Deus, depois que gerou Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. Foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.
Andou Enoque com Deus, e já não era, porque Deus para si o tomou”
o    O que você acha que significa andar com Deus? (permita respostas)
É cultivar uma amizade profunda e de confiança com Deus.Para isto, é preciso dedicar, diariamente, um tempo para estar a sós com Deus, com Sua palavra e em oração.
Enoque vivia num tempo onde as pessoas eram egoístas e cheias de si. Havia muito pecado na terra e ninguém temia ao Senhor, mas Enoque ficava triste com isso. Enoque amava a Deus e o buscava diariamente em orações e sacrifícios. Ele tinha uma relação de amizade com Deus
 FIGURA 1

o    Como você acha que os bons amigos devem se relacionar ? (permita resposta)
 Sim! Os bons amigos conversam, passam tempo juntos, se relacionam. Assim era Enoque e Deus. Enoque orava, conversava com Deus, ele incluía a Deus em todas as suas atividades. Nunca esquecia que a presença de Deus estava com Ele. O Senhor e Enoque eram amigos inseparáveis.
 FIGURA 2

 Enoque não permitia que o mundo com sua maldade o afastasse do Senhor, muito pelo contrario, ele foi testemunha para todos do grande amor e poder de Deus. No livro de Judas lemos que Enoque falava publicamente para as pessoas se arrependerem dos seus pecados.
Por ter-se mantido firme no Senhor, com a sua fé fortalecida nEle lemos em Hebreus 11:5 que Deus se agradou de Enoque.
A Bíblia diz em 2 Timoteo 2:4 “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou. “   Agradamos a Deus quando não nos envolvemos com o mundo, quando colocamos a Deus em primeiro lugar em nossas vidas.
Nós também podemos ser amigos de Deus como foi Enoque.
Alguns somente conversam ou passam tempo com Deus uma vez por semana aos domingos. Eles se esquecem que, se receberam a Jesus em seus corações, Ele passa a morar dentro da gente, trazendo vida ao nosso espírito. Agora estamos unidos com Deus, somos a casa de Deus na terra. Devemos desenvolver uma amizade e não esquecer que Ele mora em nós todo o tempo. Incluamos ao Senhor em tudo o que fizermos, conversemos com Ele em oração diariamente, digamos palavras de amor para Ele, e que o coloquemos em primeiro lugar na nossa vida.
o    Que devemos fazer para desenvolver uma amizade mais intima com Deus?
o    Que coisas devemos deixar de fazer para agradar a Deus?
 FIGURA 3


Sabem o que aconteceu com Enoque?
Vejamos em Hebreus 11:5
Sim, ele não morreu!! Estava tão perto de Deus, amava tanto ao Senhor que o Senhor o levou com ele para o céu!! Gloria a Deus!!!!
o    Qual é a recompensa daqueles que andam com o Senhor e são amigos dEle? (permita comentários)
MOMENTO DE ORAÇAO
Líder, guie as crianças em oração pedindo perdão por não desenvolver uma amizade profunda com Ele. Guie-os a convidar ao Senhor para que seja o primeiro em suas vidas.
ATIVIDADE:

Entregue a folhinha com a atividade de Enoque. Recorte a figura de Enoque e passe um cordão em Enoque e o outro estremo na nuvem. Recriaremos o momento em que Enoque foi trasladado pelo Senhor.
 Pra Gabriela Pache de Fiúza

Fonte: http://portalsementinhakids.com/


5 comentários:

Anônimo disse...

Gostei...muito bom!!!Criativo!

Unknown on 15 de novembro de 2018 às 15:06 disse...

Uma História bem Edificante😉🤔

Unknown on 27 de janeiro de 2020 às 06:57 disse...

Uma história bem fácil para os pequenos aprenderem sobre a Bíblia. Gostei muito.

Rosangela on 19 de dezembro de 2020 às 17:18 disse...

Muito bom o estudo me ajudou no estudo de EBD com meus alunos

Unknown on 30 de janeiro de 2021 às 21:49 disse...

Deus abençoe por essas aulas, Tem sido muito bom trabalahar com as crianças da minha igreja e poder contar com o apoio dessas aulas

Postar um comentário

 

Postagens populares

Arquivos do blog

Total de visualizações de página

Recursos Visuais em EVA

Recursos Visuais em EVA
Clique na imagem acima e escolha o material qure vc deseja
Related Posts with Thumbnails

Pequeninos de Jesus Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Blogger Template Gallery Flower Image by Dapino