SEJA BEM VINDO!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Meu amigo computador


Esta foi apresentação que realizamos no workshop : A mídia como canal de evangelismo infantil.

 NARRADOR:

Era uma vez uma menina chamada Isa, ela era uma menina muito curiosa e com uma imaginação bastante fértil. Na escola, durante uma aula no laboratório de informática, enquanto a professora explicava as partes do computador, a menina "viajava" em sua imaginação, quando de repente ouviu uma voz chamando por ela bem baixinho:

- (MOUSE) Psiu! Psiu! Ei menininha, olha eu aqui!

-(MENINA), hãm, quem tá me chamando?
-(MOUSE) Sou eu, sou eu!
-(MENINA) Quem é você?
-(MOUSE) Eu sou o MOUSE! Você não me conhecia? Eu sirvo para clicar, clique é comigo mesmo! É só posicionar o meu cursor onde você quiser e aí é só clicar!
-(MENINA) Nossa que legal, seu nome quer dizer rato em inglês heheheehe!
- (MOUSE) É verdade, tenho esse nome porque lembro o formato de um ratinho, você não acha?


-(MOUSE), Esses são meus amigos hardwares: o teclado, o monitor e a CPU.
-(MENINA) Hardwares??? Porque você chamou eles de hardwares? O nome deles não era teclado, monitor e CPU??

- (CPU) Eu sou o cérebro do computador, sou responsável pelo funcionamento de todas as suas partes. Você sabia que eu também tenho memória? e tudo que você faz fica armazenado dentro dela?
- (MENINA): Ah e se eu quiser levar meus documentos embora, eu posso??
- (CPU): Claro!! É só você salvar seus documentos em disquete, Cd, ou pen drive.




 
- (TECLADO) Você já deve ter percebido que eu não sou composto apenas de letras, né? Pois é, eu sou formado por várias teclas e cada tecla tem uma função diferente, por isso você não deve ficar apertando todas as teclas de uma vez, senão eu e a minha amiga CPU ficamos tontos com tantas ordens pra fazer ao mesmo tempo, e podemos até ficar estragados.

- (MENINA) Nossa!! então tá, eu vou tomar cuidado para não ficar apertando várias teclas juntas, pra vocês não estragarem, eu gosto muito de usar o computador e não quero que vocês estraguem.



 
- (MOUSE) Tem gente que adora ficar me apertando todo também...
- (MENINA) Ah!! Você eu já aprendi a usar, a gente clica uma vez só quando quer abrir um link na internet, um link é uma ligação para um outro site na internet, você sabe disso né mouse?
- (MOUSE) Claro que eu sei disso, né?!!



- (MENINA) E quando a gente quer abrir uma pastinha, um jogo ou um programa a gente dá um duplo clique, aperta duas vezes rapidinho sem mexer com o mouse.
-(MOUSE) E você sabe o que é software??
-(MENINA) iiiii, agora você me pegou, não sei mesmo, o que é software???
-(MOUSE) Software... são todos os programas, e jogos do computador, tudo aquilo que a gente utiliza no computador sem poder tocar...
- (MENINA) Humm, que interessante, então o word, o windows, o internet explorer e os joguinhos são softwares?
- (MOUSE) Sim, o word é um programa que utilizamos para escrever textos, o windows é o sistema operacional utilizado na maioria dos computadores, é através dele que os softwares funcionam, e através do internet explorer conseguimos acessar a internet...
-(MENINA) Legal... eu quero muito aprender a entrar na INTERNET!!!
- (MOUSE), é, a internet é muito legal, funciona quase como a televisão, onde a gente escolhe o canal. Na internet a gente escolhe o site e cada site tem um endereço...a maioria é assim, 
www.algumacoisa.com.br e tem muitos sites infantis, educacionais.

Mas você deve ter alguns cuidados quando for navegar na internet, existem muitos perigos na internet, é sempre bom ter um adulto por perto, pois existem pessoas boas e más. Então uma dica muito importante:


NUNCA INFORME PELA INTERNET SEU NOME COMPLETO, ENDEREÇO,
BAIRRO, CIDADE OU TELEFONE, todo cuidado é pouco.... Sem falar nos milhões de vírus que existem na internet...

- (MENINA), Vírus?? Como assim vírus? O computador fica gripado??


- (MOUSE), hehehe Não, não, o computador não fica gripado, mas pode ser infectado com um ou vários vírus. Vírus são Software (que como já conversamos antes, são programas instalados no nosso computador), programas que se instalados no nosso computador estragam o funcionamento do computador.

 


(MENINA) Há entendi! É como o pecado que contamina o coração do homem.

(MOUSE) Pecado? O que é isso?

(MENINA) Pecado é tudo o que fazemos, pensamos ou dizemos que desagrada a Deus. O pecado separa o homem de Deus como está escrito em Romanos 3:23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”

Mas existe uma solução para o pecado, é Jesus o filho perfeito de Deus. Que veio ao mundo como homem, sujeito ao pecado, mas não pecou. Ele nasceu, cresceu e morreu por nós. E o melhor é que Ele não permaneceu morto, não! Ele reviveu, venceu a morte e foi para o céu preparar um lugar para nós morarmos com Ele. (João 14:3)

(MOUSE) Há! Entendi, o sangue de Jesus é como o antí-vírus que limpa o computador, por isso é importante ter sempre instalado um "anti-vírus". Por que a gente nunca sabe quando um vírus mascarado pode invadir nosso computador sem que percebamos. Essa é a função do anti-vírus.

(MENINA COM O REFRI E O SALGADINHO)
(NARRADOR): Então a menina pega o seu refrigerante e salgadinho do lanche para comer na frente do computador...
-(Mouse) Espere, espere!!! O computador morre de medo de água, sucos e outras coisas molhadas; portanto, nunca leve copos com líquidos ou comida perto deles.
- (Menina) Tem razão, devemos lavar as mãos para que a sujeira não entre nas teclas do computador nem estrague aquela bolinha embaixo do mouse.
(IMAGEM DO MOUSE)
-(Mouse) Isso mesmo! Lavar as mãos é um sinal de limpeza e computadores adoram lugares limpos.

-(Mouse) Ah, outra coisa muito importante que você precisa saber, o computador funciona com energia elétrica. Por isso, não devemos mexer nos seus fios nem na tomada elétrica. Deixem isso para um adulto.



(PROFE CHAMANDO A MENINA)
Professora: Isaaaaa!! Você que estava aí distraída, fale sobre o que aprendemos hoje.
Menina: Ah prôfe, pode perguntar qualquer coisa que eu já estou craque em informática!! Crianças não esqueçam devemos cuidar bem do nosso computador, mas a principal coisa que devemos cuidar e do nosso coração. Não esqueça! Jesus te ama!


 


História adaptado por Ana Michelle da Rocha Costa Moura

 

 
 
 
 
 
 
 

 
 
Plano da Salvação:







 



0 comentários:

Postar um comentário

 

Postagens populares

Arquivos do blog

Total de visualizações de página

Recursos Visuais em EVA

Recursos Visuais em EVA
Clique na imagem acima e escolha o material qure vc deseja
Related Posts with Thumbnails

Pequeninos de Jesus Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Blogger Template Gallery Flower Image by Dapino