SEJA BEM VINDO!

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

História do Rei Ezequias



1- Objetivo: Mostrar às crianças a importância da nossa oração, mesmo quando fazemos coisas que não agradam a Deus. Ele é misericordioso e perdoa as nossas falhas.
2- Quebra-Gelo: Como você reage quando alguém caçoa ou zomba de você?
3- Versículo para Memorizar: “O Senhor está perto de todos os que O invocam, de todos os que O invocam em verdade.” Salmo 145:18
4- Referência Bíblica: 2 Reis 18 e 19
5- Mensagem:
Ezequias se tornou rei de Judá. Ele tinha vinte e cinco anos de idade. Ezequias fez aquilo que agrada a Deus, por isso, o SENHOR estava com ele, e ele teve sucesso em tudo o que fez. Ele restaurou o templo, destruindo todos os ídolos. Ezequias se revoltou contra o rei da Assíria e não quis ser dominado por ele. Venceu os filisteus, invadiu o seu território. Depois o rei da Assíria, atacou todas as cidades de Judá que eram cercadas de muralhas e as conquistou. Ezequias mandou uma mensagem para ele dizendo: “Por favor, saia do meu país, que eu pagarei tudo o que o senhor exigir.” O rei respondeu dizendo que Ezequias devia lhe mandar dez mil quilos de prata e mil quilos de ouro. Então Ezequias mandou para ele toda a prata do Templo e do tesouro do palácio. Ele também arrancou o ouro das portas do Templo e mandou tudo para o rei da Assíria, mas mesmo assim, o rei da Assíria mandou um grande exército para atacar Ezequias em Jerusalém. Um tempo depois, ele recebeu esta mensagem do rei da Assíria: “Em que você está baseando a sua confiança? Porque não é no SENHOR, seu Deus, já que você destruiu os santuários e altares do Senhor! Não pensem que o SENHOR os salvará e não deixará que o nosso exército assírio conquiste a cidade de vocês. Assim que o rei Ezequias ouviu o que eles contaram, rasgou as suas roupas em sinal de tristeza, vestiu uma roupa feita de pano grosseiro e foi para o Templo do SENHOR. A mensagem que o rei mandou entregar ao profeta Isaías foi esta: “Hoje é um dia de sofrimento; nós estamos sendo castigados e estamos envergonhados. O rei da Assíria nos mandou o chefe do seu exército para insultar o Deus vivo. Que o SENHOR, nosso Deus, escute esses insultos e castigue quem os disse! Os funcionários do rei Ezequias levaram a mensagem, e Isaías mandou esta resposta: “O SENHOR Deus diz que o senhor não deve deixar que os assírios o assustem, Deus vai fazer o rei assírio ouvir uma notícia que o fará voltar para a terra dele, e Deus vai fazer com que ele seja morto ali.” O rei Ezequias recebeu a carta das mãos dos mensageiros e a leu. Então foi até o Templo, pôs a carta ali, na presença de Deus e orou. E Deus lhe respondeu: – A quem você pensa que ofendeu e insultou? Você fez tudo isso contra mim, o Santo Deus de Israel. Por isso, os seus moradores ficaram fracos e andavam cheios de medo e de vergonha. Depois Isaías disse ao rei Ezequias: — Este é o sinal daquilo que vai acontecer: neste ano e no ano que vem, vocês terão para comer somente aquilo que nascer por si mesmo, sem ser plantado. Mas no ano seguinte vocês poderão semear e colher cereais, plantar parreiras e comer as uvas.
6- Aplicação: O rei Ezequias foi um homem temente a Deus. Mas teve medo do rei da Assiria e entregou o ouro do templo, e isso não agradou a Deus. Mas depois ele se arrependeu e Deus ouviu e atendeu o seu clamor. Nessa história podemos ver o valor da nossa oração! Às vezes não temos fé, mas quando voltamos a confiar no Senhor. Ele ouve a nossa oração! Ele está sempre pronto para perdoar as nossas fraquezas, e perto de nós quando invocamos o Seu nome!
7- Atividade: Material: Um balão para cada criança. Encha com as crianças o balão, e depois peça para que cada criança abra a boca do balão e solte o ar aos poucos até murchar. Explique as crianças a nossa semelhança com balões em determinado momentos da nossa vida. Muitas vezes estamos confiantes no que somos em Deus, sabendo das suas promessas, mas às vezes nos falta fé. E o diabo usa pessoas para zombar de nós, e nós “murchamos”, ou seja, desanimamos. Mas quando isso acontecer, nós podemos orar a Deus pedindo para que ele nos fortaleça; nos dê fé, ou seja, nos encha de vida novamente. E Ele atende a nossa oração!
8- Comunhão / Encerramento





0 comentários:

Postar um comentário

 

Postagens populares

Arquivos do blog

Total de visualizações de página

Recursos Visuais em EVA

Recursos Visuais em EVA
Clique na imagem acima e escolha o material qure vc deseja
Related Posts with Thumbnails

Pequeninos de Jesus Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Blogger Template Gallery Flower Image by Dapino