SEJA BEM VINDO!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O dia do professor


Você sabe como surgiu a comemoração do dia do professor no Brasil? Então preste bastante atenção à história que vou lhe contar.

Dom Pedro I, filho do rei de Portugal e da imperatriz Carlota Joaquina, tornou-se príncipe herdeiro em 1801, aos 9 anos de idade, já morando no Brasil.

Vinte e seis anos mais tarde, criou a escola primária do nosso país, através de um Decreto Imperial, no dia 15 de outubro de 1827, a que chamou de “Escola de Primeiras Letras”.

Esse decreto falava também das matérias básicas que deveriam ser ensinadas, da contratação dos professores e de seus salários.

As crianças deveriam aprender a ler e escrever e a fazer cálculos usando as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão). Os meninos deveriam aprender noções de geometria enquanto as meninas aprenderiam as “prendas”, como cozinhar, costurar e bordar.


Comemore, seus professores vão gostar

Somente cento e vinte anos depois foi que os professores ganharam um dia especial, no qual eram homenageados pelas escolas, pais e alunos.

Em uma pequena escola de São Paulo, um professor de nome Salomão Beckersugeriu que se tirassem um dia para fazer uma reunião onde discutissem as aulas dadas e as aulas que iriam acontecer, sendo o dia 15 de outubro o escolhido.

A reunião foi um sucesso e, aos poucos, outras escolas foram adotando essa idéia, até que, em 1963, aconteceu a oficialização da data, através do Decreto Federal 52.682, assinado pelo presidente do Brasil, João Goulart.

Outros países também comemoram esta data tão especial. Na Índia a data é comemorada em 05 de setembro, na China em 10 de setembro, na Rússia em 05 de outubro e nos Estados Unidos na primeira terça-feira de março.

Já que essa data é tão especial e o professor é uma pessoa que está todos os dias com você, faça um lindo cartão em homenagem ao mesmo, ou aos que você mais gosta e entregue para mostrar o seu afeto. E se quiser levar um presentinho, tudo bem!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Postagens populares

Arquivos do blog

Total de visualizações de página

Recursos Visuais em EVA

Recursos Visuais em EVA
Clique na imagem acima e escolha o material qure vc deseja
Related Posts with Thumbnails

Pequeninos de Jesus Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Blogger Template Gallery Flower Image by Dapino