SEJA BEM VINDO!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Montando uma Equipe de Evangelismo Infantil



Achei na net uma cartilha sobre Evangelismo Inafntil, ótima! O texto abaixo foi extraído dela, leia e se gostar faça o download clicando na imagem no final da postagem.

Forme sua Equipe
A primeira coisa a fazer é definir a equipe que começará o trabalho. Ela pode ser formada por várias pessoas ou por você e mais um (a). A equipe deve ter em mente o tempo e o compromisso que serão dedicados. Tempo de preparo e aplicação das classes e compromisso com as crianças atendidas.
O tempo da atividade com as crianças é apenas parte do tempo total do trabalho. Para a criança o mais importante é o tempo que terá com você. Para você, o tempo de preparação terá igual valor. Pense também no compromisso á longo prazo. Segundo nossa experiência, um projeto deve permanecer por todo o ano, ser fixo. Atividades de impacto para as crianças no bairro, como eventos no Dia das Crianças ou Natal, são importantes. Mas são incompletos quando pensamos em evangelismo. As crianças estão ai, com tempo disponível, muito afim de brincar e necessitadas da Palavra todos os dias. E não só nas datas especiais. Para começar, os membros da equipe podem assumir um compromisso inicial de um ano se encontrando com as crianças por 1h todo Sábado. Para formar a equipe ore (Lucas 10.2), converse com os amigos, diáconos, pastores e líderes. Convide pessoas nas igrejas da região, no bairro, na internet, etc. Deixe claro que as pessoas que não podem se compromissar com a equipe podem colaborar de outras formas (orando, dando suporte financeiro,preparando o lanche ou os materiais).
Mesmo que você precise começar só com mais um, comece! Se esperar pelas condições ideais, você nunca começará o trabalho. Com o tempo Deus acrescentará mais pessoas à equipe. Tenha o compromisso de fazer acontecer mesmo que ninguém esteja disposto a estar com você agora! (Leia João 6.66-67)

Perfil do membro da equipe:
Uma equipe deve ser composta por pessoas com diferentes características, habilidades e dons. Porém, ao trabalhar com crianças, todos os membros devem procurar se desenvolver nas seguintes áreas:
  • Dedicação – Você deve estar aberto a se envolver e amar as crianças. O amor verdadeiro não se limitará às barreiras do horário e local da atividade, mas fará muitas horas extras em outros lugares. O amorcristão se reflete na entrega total ao próximo. A idéia, “Vou fazer um futebol agora, mas não me procure em casa” é pouco frutífera e cristã. “Sabemos o que é o amor por causa disto: Cristo deu a sua vida por nós. Por isso nós também devemos dar nossa vida pelos nossos irmãos” - 1Jo 3.16. Portanto, não só esteja disponível a todo tempo, em todo o lugar, mas se ofereça pra ir à casa da criança, ajudá-la com a lição, orar com a família, etc. Só quem deseja se envolver de corpo e alma deve fazer parte da equipe.
  • Relacionamento interpessoal – Aproveite cada momento para desenvolver um relacionamento com as crianças. Converse muito, fale e ouça, mas comunique-se clara e honestamente, diga que seu objetivo é evangelizá-las ensinando a Palavra. Procure entender as pessoas/crianças bem. Cada um responderá de uma forma a diferentes estímulos, fale de coisas que a criança gosta (descubra!). Note quem é sério, brincalhão, tímido, carente e adapte a sua comunicação. Nunca culpe as crianças por não prestarem atenção, trasnforme-se para cativar a atenção delas.
  • Atitude – É importantíssimo que cultivemos gratidão pelo privilégio de estar com as crianças. Deixe seus problemas pessoais fora da atividade e curta o momento com a molecada. Animação e bom humor são essenciais. Se precisar, pare alguns momentos antes da atividade para lembrar o por quê você está ali, agradeça a Deus e alegre-se, sempre!
  • Postura – A atitude animada e brincalhona não deve eliminar uma postura madura. Comportamento exemplar deve ser encorajado e premiado. Comportamento mal deve ser disciplinado com calma e firmeza – as crianças vão lhe respeitar e amar por isso também. Cumpra sempre sua palavra: se prometeu um chocolate, entregue; se prometeu um castigo, aplique. Saiba manter uma distância adulta do que está acontecendo.
    Alguns erros horríveis e inadmissíveis, mas infelizmente comuns:
    • Entrar em brincadeiras maldosas das crianças (zoar outros, usar nomes pejorativos, etc.).
    • Rotular as crianças (“você é lerdo”, “você nunca aprende”, “você não tem jeito mesmo”).
    • Escolher crianças preferidas e/ou negligenciar outras.
    • Por causa de bagunça ou desatenção, disciplinar de forma descontrolada e/ou desistir no meio da atividade/programação.
    • Contrariar, discutir ou desrespeitar outro recreador na frente das crianças (uma das formas de desrespeito mais comuns é conversar enquanto outro recreador está passando instruções).
    Essas cinco coisas acima nunca devem acontecer, sob hipótese alguma!
    • Apresentação – Use roupas apropriadas para a atividade que você realizará (roupas nas quais você poderá se movimentar, brincar e se sujar). Você não precisa se fantasiar (a não ser que a brincadeira exija um personagem, mas ai é só no momento da atividade e não durante toda a programação) – seja você mesmo – mas mostre que você veio pra brincar e que você se importa com as crianças! Tome cuidado com os odorescorporais. Use desodorante, escove os dentes. Badulaques e acessórios sem exagero, nunca use roupa vulgar ou justa. Mulheres evitem maquiagem.

    4 comentários:

    Eloisa on 28 de março de 2012 às 14:12 disse...

    Eu sempre tive o desejo de montar uma equipe de evangelismo infantil, creio que agora está chegando o momento de colocar este projeto pra funcionar! Gostaria de agradecer pela postagem me ajudou muito, amei a seguinte frase: "Nunca culpe as crianças por não prestarem atenção, trasnforme-se para cativar a atenção delas."

    Marina amor por ensinar a palavra de Deus on 4 de novembro de 2015 às 09:31 disse...

    Bom dia. Precisando de sugestão de nome para equipe de evangelismo infantil.

    ANA MICHELLE on 5 de novembro de 2015 às 10:09 disse...

    É vdd! muito obrigada.
    Bjs

    ANA MICHELLE on 5 de novembro de 2015 às 10:12 disse...

    Bom dia, segue algumas sugestões :
    Soldados do Rei
    Exército de Cristo
    Mensageiros do Reino
    Atalaias de Cristo
    Espero de ajude.
    Bjs

    Postar um comentário

     

    Postagens populares

    Arquivos do blog

    Total de visualizações de página

    Recursos Visuais em EVA

    Recursos Visuais em EVA
    Clique na imagem acima e escolha o material qure vc deseja
    Related Posts with Thumbnails

    Pequeninos de Jesus Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Blogger Template Gallery Flower Image by Dapino